As canecas são itens que estão presentes no dia a dia de boa parte das pessoas. Seja para saborear um bom café, chocolate quente ou chá, elas tornam a rotina mais aconchegante e prática. Nesse sentido, é comum presentear ou adquirir para si os modelos de canecas personalizadas, visto que se adequam aos gostos pessoais e estilo de cada um. Da mesma forma, as xícaras personalizadas são modelos menores e perfeitos para os amantes do bom e velho café. 

No entanto, para realmente serem úteis e práticas, é fundamental que sejam produzidas com materiais de qualidade, algo que nem sempre é fácil de encontrar. Por isso, pensando em te ajudar a não errar em suas escolhas, preparamos o post de hoje para falar sobre os melhores materiais para canecas. Vamos lá? 

 

  1. Porcelana

A caneca de porcelana é uma das melhores opções do mercado, sendo um material mais sofisticado e refinado, com aspecto vítreo e delicado. Vale lembrar ainda que esse não é um material poroso e, portanto, não absorve resíduos e de bebidas ou alimentos. 

Outro ponto importante é que a porcelana consegue manter a temperatura das bebidas por mais tempo, sendo uma ótima pedida para saborear um bom café, chocolate quente, etc. Além disso, por mais que tenha uma espessura mais fina, ela é bastante resistente. 

 

  1. Cerâmica

Outro material excelente é a cerâmica, sendo o principal concorrente da porcelana. Isso acontece porque a composição e o aspecto é bem parecido, mas a cerâmica conta com duas grandes vantagens: é ainda mais resistente e com preço acessível. 

Ainda que a porosidade seja maior devido à grande quantidade de argila em sua composição, ela não afeta o gosto das bebidas. Além disso, é mais pesada e com aspecto mais grosso, mas é possível encontrar os mais diferentes formatos e estampas. 

 

  1. De vidro

As canecas de vidro são perfeitas para quem gosta de um visual mais clean, combinando com todos os estilos de decoração de cozinha, principalmente por serem transparentes. 

É importante ressaltar que elas não mantêm a temperatura das bebidas por tanto tempo como os materiais que citamos anteriormente. Entretanto, são bem resistentes e fáceis de limpar. Além disso, você encontra modelos mais clássicos e transparentes, mas também com estampas charmosas, assim como diversos tamanhos e formatos. 

 

  1. Esmaltada

A caneca esmaltada é também conhecida como ágata e tem um estilo vintage e clássico. Afinal, era muito famosa nos anos 70 e por isso combina muito bem com lugares rústicos e decorações com ar retrô, como a casa de vó. 

A caneca esmaltada é feita com um aço especial e revestida por esmalte vítreo, sendo altamente resistente e não oxidante. Sendo assim, pode suportar quedas, além de não enferrujar ao longo do tempo. 

Elas voltaram com tudo nas decorações de interiores, com vários modelos e cores disponíveis. Além de resistentes, as canecas esmaltadas conseguem manter o sabor e temperatura da bebida. 

 

  1. De Alumínio

Outra opção é a caneca de alumínio, considerada mais acessível que o aço inox, que vamos falar mais à frente. Além disso, é um material mais leve, sendo uma ótima opção para levar em viagens e acampamentos. Além disso, o alumínio é muito resistente à corrosão, mas amassa com facilidade. Por isso, é importante tomar cuidado e guardar a caneca sempre em lugares seguros. 

 

  1. Caneca de inox

Não podemos deixar de citar a caneca de inox, sendo que o material é bastante parecido com o alumínio, mas com propriedades que o tornam mais forte que o anterior. Resistente à corrosão e oxidação, o inox promove ótimo isolamento térmico, sendo ideal para manter sua bebida quente ou fria por mais tempo. 

Por ser muito resistente, as canecas de inox podem ser levadas na mochila ou bolsa sem o risco de amassar. 

 

  1. Caneca térmica

Por fim, a caneca térmica é feita com duas camadas para conseguir isolar a temperatura, seja quente ou fria. A camada externa é feita de plástico, enquanto a interna de inox. 

Então, agora que você conhece quais são os melhores materiais para caneca, já sabe qual escolher quando for comprar a sua. É importante lembrar de considerar as vantagens e desvantagens, a fim de garantir uma boa escolha e que esteja adequada às suas necessidades e demandas.